Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


segunda-feira, 30 de junho de 2025

Sabedoria e Discernimento - Mateus 7:6

 


“Sabedoria e Discernimento”

Não deem o que é santo aos cães, nem joguem suas pérolas diante dos porcos, para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se, os ataquem.
Mateus 7:6 – (NAA)

Jesus, no contexto deste versículo, estava ensinando aos seus discípulos sobre o julgamento precipitado, não deveriam ser hipócritas, ou seja, representar algo que não são.
Então o Senhor ensina que eles, antes de condenarem alguém, deviam olhar para si, verificando não estarem na mesma condição de erro ou pecado.

Na sequência, o Senhor fala sobre terem o discernimento na propagação da Sua Palavra, não sendo ingênuos quanto a receptividade das pessoas.
Ele chega até a usar os termos cães e porcos, que eram muito usados na cultura judaica para identificar pessoas que além de não respeitarem, também desprezavam aquilo que era sagrado.

Desta forma, deveriam usar de sabedoria espiritual ao pregarem a Palavra, sabendo reconhecer que ao insistir com aqueles que zombam, acabariam gerando desprezo e ataque.
E isto não quer dizer que devemos excluir estas pessoas, mas ter a sabedoria do momento certo de falar, estando debaixo da unção do Espírito Santo.

Muitas vezes insistir na Palavra fora do momento certo seria como lançar pérolas aos porcos e dar o que é santo aos cães, sendo que estes animais representavam naquela cultura impureza e rejeição.
É ter a direção de Deus para ensinar para aqueles que realmente estão dispostos a receber o que é santo.

Assim, devemos analisar como está sendo nossa abordagem quando tentamos evangelizar as pessoas.
Estamos nós pensando como carnais ou sendo direcionados pelo Espírito Santo para aproveitar da melhor forma a propagação das boas novas do Reino de Deus.

É pedirmos ao Senhor direção sobre o agir e falar, tendo sabedoria e discernimento.

Oremos
Senhor nosso Deus e Pai, que a unção do Teu Espírito seja sobre nós em momentos de levarmos a sua Palavra para aqueles que ainda não a conhecem.
Que saibamos reconhecer o momento certo e possamos através da nossa evangelização, atraímos pessoas para o Teu Reino e estas conhecerão a Jesus, o único que pode dar justificação, santificação e vida eterna no Céu.
Assim, oramos em nome de Jesus.

Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

Um comentário: